Criada pelo Decreto Nº 9706, de 5 de abril de 1966, no governo de Israel Pinheiro da Silva em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzília, no mandato do prefeito da época, sr. Emanuel Ferreira Pereira (Mineli). Na data da sua criação foi denominada “Grupo Escolar Monsenhor João Câncio”. Em maio de 1974, Decreto nº 16244, as unidades de Ensino de 1º e 2º graus passaram a denominar-se escolas estaduais. A partir daí, o Grupo Escolar tornou-se Escola Estadual Monsenhor João Câncio. A Escola recebeu o nome de “Monsenhor João Câncio” em homenagem ao primeiro vigário e grande benfeitor de Cruzília, que construiu na sua terra querida a Igreja Matriz, a Igreja do Rosário, a Casa Paroquial, o cemitério, a primeira casa de Instrução e o Colégio Paroquial, hoje, Escola Estadual São Sebastião, do qual foi o primeiro diretor.
Em 2001, a Escola conseguiu junto à SEE/MG, por meio da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu, aprovação para extensão de séries até o último ano do ensino fundamental. E em 2015 é autorizado a implantação do ensino médio.
Em maio de 2005, concretizando os anseios da comunidade escolar, a Escola Estadual Monsenhor João Câncio inaugurou suas novas dependências. Atualmente, com a ampliação do prédio, conta com dez salas de aula, uma biblioteca comunitária, uma sala de informática, uma quadra coberta, secretaria, diretoria, SOESP, sala dos professores, sete sanitários masculinos e oito femininos, dois sanitários para funcionários, um almoxarifado, uma cozinha, uma despensa e hall de 21m².
Desde a sua criação a “Monsenhor João Câncio” caminha a passos largos, proporcionando uma educação de qualidade a todos que passam por ela. Faz parte da história da Escola, ex-alunos que se destacaram com sucesso em diversas atividades humanas.
Comentários
Postar um comentário