Professor Manoelito Maciel Pereira
O professor Manoelito Maciel Pereira foi escolhido como Patrono da nossa Caixa Escolar.
Manoel Maciel Pereira, mais conhecido pelo nome de Professor Manoelito Maciel, nasceu no Município, em 12 de março de 1896.
Foi Casado com Maria de Paula Maciel. Exerceu as funções de professor e diretor de colégio por 20 anos, em Cruzília e Conceição do Rio Verde, onde construiu o prédio que passou, posteriormente, aos padres Betarramitas. Exerceu várias atividades, como Vereador, Presidente de Câmara, Presidência e direção de Clubes recreativos e esportivos, na agropecuária, tendo tido atuação em diversos campos da ação social e religiosa. Sua vida foi notadamente marcada por uma vocação inata e um dom natural de educador.
Dedicou-se com extremo carinho a saber a educação de seus nove filhos e de outros inúmeros alunos, aos quais dedicava o mesmo carinho e a mesma atenção, como se filhos fosse. Conhecia a todos pelo nome e por sua singularidade. Cada Aluno era uma pessoa singular e insubstituível. Vivia por todos e por era todos seria capaz de morrer por dedicação. Sabia que dedicar é mais do que morrer uma só vez. É morrer para sempre. É dar uma vida.
Lembro-me da amizade que os alunos tinham pra com ele, chegando, às vezes, ao limite da veneração. Quantas vezes me admirava de ver seus alunos, profissionais já formados, virem de longe, para revê-lo ou visitá-lo. Eram amizades duradouras e que passavam de pais a filhos.
Alguns recordavam saudosos, passagens acontecidas nas salas de aula ou em competições esportivas. Outros repetiam, agradecidos, os louvores ao mestre, sábio e amigo.
Permanecem-me na memória alguns fatos, como o de um seu ex- aluno, brilhante profissional, que me dizia: “o que sou, devo ao Prof. Manoelito. Nunca, em minha vida de estudante, tive um professor tão amigo e tão sábio. Sua aula era tão clara, que a verdade parecia penetrar em nossa cabeça”.
Os alunos gostavam do Colégio, amavam o Professor e veneravam o Diretor. Idos tempos, tempos idos, em que o Professor tinha valor!
Mudaram os alunos ou mudamos nós, os Professores?
Pelo professor José Maria F. Maciel
Fonte: Trecho do Dicionário das Ruas de Cruzília, org. por Nádia Junqueira Maciel Ferreira
DA SÉRIE: PATRONOS DA ESCOLA
Patrono
é aquela personalidade escolhida para ser homenageada por algo ou
alguém. No âmbito religioso, por exemplo, o patrono pode ser considerado
um padroeiro, ou seja, algum santo que é conhecido por defender
determinado grupo de pessoas ou situação específica. Nas forças armadas,
os patronos são figuras heroicas escolhidas para defender uma unidade
militar, por exemplo. O patrono também é aquele que defende, aconselha e
direciona.
Preservar a história e
homenagear aqueles que contribuíram de forma positiva com a educação no
município também é missão da escola. Como forma de valorizar essas
personalidades, nossa comunidade escolar, ao longo de sua história
também fez questão de homenagear algumas dessas pessoas, que
contribuíram muito com nossa escola e por isso permanecem sempre vivos e
presentes em nossas memórias.
Comentários
Postar um comentário